O Press é um dispositivo capaz de mensurar discretamente grandezas subjetivas como dor e acuidade visual, para conduzir o paciente no período pós operatório de cataratas. A dor é um indicativo de problemas críticos durante o período pós operatório de diversos procedimentos cirúrgicos, e portanto o Press pode ser utilizado em múltiplas áreas da medicina, não apenas para a Oftalmologia.
A endoftalmite é uma inflamação dos tecidos intraoculares causada devido à infecção por micro organismos, como fungos e bactérias, que raramente ocorre durante os primeiros três dias do período pós operatório de cataratas. Porém, suas complicações envolvem perda total ou parcial da visão, perda do globo ocular e até óbito em casos mais graves. Essas possíveis complicações fazem com que os pacientes sintam-se inseguros e enviem fotos do olho para o médico. Essas fotos não possuem relevância clínica e o médico não pode realizar um diagnóstico a distância com base em fotos. Devido a ansiedade e preocupação do paciente, a recuperação acaba sendo prejudicada.
A visão embaçada é o principal sintoma da endoftalmite e está presente em cerca de 95% dos casos. O terceiro sintoma mais presente é a dor, com 74% de incidência. Ambos sintomas são medidos de forma subjetiva, porém é possível realizar a transdução do sinal da dor/visão turva em força física realizada pelo paciente apertando o embolo de uma seringa contra uma mola
Equipe formada pelo Dirceu (Marceneiro), Felipe (Estudante de Eng. Elétrica), Larissa (Técnica em desenvolvimento de projetos eletrônicos da Eyetec e estudante de Engenharia Elétrica), Thabata (designer Gráfica e Engenheira Biomédica), Gabriel (Estudante de Técnico em Mecatrônica) , Walter (estudante do ensino médio), Ana Luiza (Oftalmologista), Bruno (oftalmologista), Paulo (Oftalmologista)